Edital – Assédio Sexual



Chamada de Artigos até 11/11
Edital – Assédio Sexual
APRESENTAÇÃO
As mulheres são sujeitos de direito na lei, mas mesmo com o avanço legal e a qualificação das redes de proteção, seguem recorrentemente vítimas de violações diversas, dentre estas o assédio sexual.
Segundo a ANDES (2024) O Brasil registrou ao menos 78.463 casos de estupro ao longo de 2024, o que resultou em 214 vítimas por dia. Isso resulta em um cálculo horrendo: são cerca de nove vítimas de estupro por hora em 2024. Os dados não dão conta da totalidade dos casos, que são subnotificados devido ao contexto em que ocorrem – crivados de ameaças, segredos, intimidações e opressões que afastam a mulher da denúncia e, assim, adiam o rompimento com os abusos.
Ao contrário do que se pensa, raramente o agressor é figura estranha, desconhecida ou que fez a mulher de refém, na rua, aleatoriamente. No geral, o abusador é figura do convívio, no trabalho ou na família, que tem acesso à mulher e a mantém silenciada exatamente por conta dessa condição. Recentemente, o caso de Mazan, chocou a França e o mundo, ao revelar os estupros coletivos a que a esposa era submetida, sendo o próprio esposo o facilitador das agressões. Essa realidade fantasmagórica, não se situa em uma classe social, nem se localiza em grupos específicos de bairros, cidade, escolaridade ou nível de renda. O abuso se situa em uma atitude opressora, que se estabelece no poderio e na objetificação da mulher, fragilizando-a, física e emocionalmente.
O abuso, deixa um rastro de sofrimento, com marcas no corpo e na saúde mental, deteriorando a autoconfiança, a autoimagem de si, não raro levando a situações de automutilação e tentativas de suicídio. A sociedade e governos, por meio de legislações e qualificação da rede de atenção, prevenção e proteção da mulher, tem se mobilizado para conter e agir prontamente no acolhimento e proteção legal da mulher vítima de abuso sexual.
Mas ainda há muito a fazer para mudar essa dramática realidade. O presente edital intenciona trazer essa questão à visibilidade para somar esforços rumo ao seu enfrentamento.
Nesse sentido, convidamos a todos que atuam na questão da mulher vítima, sejam profissionais, autoridades ou ativistas representados nos diferentes fronts de sua defesa e proteção, na denúncia, na escuta especializada, no depoimento especial, no atendimento multiprofissional. Falar sobre como se deve atender essa mulher, quais os desafios que enfrenta e como podemos proteger as mulheres, está na nossa lente.
Que possamos registrar reflexões, análises, estudos e relatos de experiências – na forma de projetos sociais, atendimentos, iniciativas e boas práticas – que mudem destinos, que rompam com silenciamentos e libertem as mulheres dos segredos que as amotinam e do medo de seguir em frente.
EBOOK EM PORTUGUES, INGLÊS E ESPANHOL
Como sabem, inovar e compor projetos diferentes está no DNA de nossa editora. Por isso, atentos à relevância global do tema do livro, pensamos em apresentar uma obra com equivalente alcance. A ideia de lançar não um, mas três ebooks, nos idiomas português, ingles e espanhol – atende a esse interesse. Essa obra, portanto, não terá versão impressa. Receberemos textos nos três idiomas e os autores terão seus textos traduzidos nos idiomas complementares. Serão três ebooks e, consequentemente, três diferentes ISBNs. Ótimo para fechar o ano de 2025 com uma obra que vale por três e assim dar um upgrade em sua produção científica, não é mesmo?
CRONOGRAMA
-Entrega dos textos – até 11/11/2025
-Avaliação por pares – fluxo contínuo, recepcionando os artigos que chegam
-Resultado – no email cadastrado e no site até 21h de 15/11
-Pagamento (apenas para aprovados) – até 20/11
-Revisão e diagramação – até 21/12/2025
-Entrega dos três ebooks (três idiomas) aos autores no endereço eletrônico informado (arquivo com proteção DRM)
FORMATAÇÃO DO TEXTO
Título (não exceder 15 palavras)
Resumo (máximo 12 linhas, espaço simples)
Palavras-chave (cinco)
Adotar divisões como INTRODUÇÃO, SUBTITULOS TEMÁTICOS, CONSIDERAÇÕES FINAIS e incluir ao final, as REFERÊNCIAS (máximo de 2 páginas – inclusas no computo total de número máximo de páginas – dando prioridade às obras citadas no texto)
N° Páginas: Mínimo: 08p e Máximo: 15p. Formatação: A4 – tabulação 2,5 em todas as margens
Fontes: Arial 12 para corpo de texto e Arial 14, maiúsculas e NEGRITO, para o título
Espaçamento interlinear e recuo de parágrafo: 1,5
Aceitam-se notas de rodapé – limitadas a 5 (máx) com 6 linhas no máximo cada uma.
Citações e referências conf . ABNT
O texto deverá ser entregue em WORD ou DOCX.
DECLARAÇÃO DE AUTORIA E CIÊNCIA DAS REGRAS DO EDITAL
Declaro que o(s) artigo(s) encaminhado(s) são de minha autoria, bem como que estou ciente e aceito inconteste as regras éticas, as condições e os prazos apresentados no edital da obra ASSÉDIO SEXUAL. Autorizo a publicação de meu(s) artigo(s), ora inscritos, caso sejam aprovados, por meio físico ou digital pela Nova Práxis Editorial, bem como sua comercialização pela mesma e seus marketplaces parceiros – ciente de que nada será devido a mim, a título de participação em vendas ou lucros, em quaisquer formatos ou idiomas a que venha ser apresentada. Agradeço, também, o desconto cortesia de 35% sobre o valor da obra no site da editora – mediante cupom específico a ser informado – o qual poderei socializar com meus amigos e minha rede de contato.
Local, Data
Seu nome
Número de RG
Assinatura
ATENÇÃO À ÉTICA
Como já é de conhecimento público, temos muito cuidado com o conteúdo social de nossas obras, sendo contrários a qualquer forma de discriminação, seja étnico-racial, por nacionalidade, sexual, sociocultural, política, religiosa ou de gênero. Por isso, os textos além de um rigoroso olhar acadêmico-crítico, passarão por filtro ético, para assegurar um conteúdo de atemporal valor social, regido pelo respeito à pluralidade humano-social. Por conta disso, menções a nomes de governantes, políticos, partidos, canais de televisão ou figuras públicas não serão aceitas – sendo os autores solicitados a realizar ajustes para permanecer na publicação.
ENVIO DO ARTIGO
Encaminhar o artigo anexo, no email: novapraxiseditorial.livros@gmail.com
Informar no assunto: Artigo na obra ASSÉDIO SEXUAL
No corpo do e-mail: NOME COMPLETO, EMAIL PREFERENCIAL, FONE/WHATSAPP, Informe do(s) título(s) do artigo(s) apresentado(s)
No anexo: o ARTIGO apresentado em word ou docx
OBSERVAÇÃO: No caso de artigos assinados por mais de um autor, apenas um (o principal) deverá encaminhar o e-mail, nesse caso contendo as declarações de todos os autores anexas, junto ao mesmo.
INVESTIMENTO
Aceita-se no máximo 4 (QUATRO) AUTORES por ARTIGO, devendo cada um assumir o pagamento de sua participação na obra, conforme os valores a seguir especificados:
Autor que escreve artigo individual = 329,90 (pode parcelar)
Autor que escreve artigo em par, trio ou quarteto = 329,90 (por autor. por parceria em cada artigo)
SITUAÇÃO ESPECIAL: Se JOÃO participar de dois artigos na obra, sendo que em um escreve sozinho e em outro, como parte de um trio, ele deverá acertar 329,90 reais pelo primeiro artigo e 280 reais pelo segundo artigo, recebendo 4 livros no total.
O pagamento deverá ser feito dentro do prazo do cronograma, sendo essa condição a garantia de sua participação na obra. Apenas os participantes com trabalhos aprovados receberão as instruções de pagamento em seu e-mail.
RESULTADO
O resultado do presente edital está previsto para o dia 15 de novembro de 2025, após as 21h, no email dos participantes, com a listagem dos autores, junto aos textos selecionados. Não serão emitidas declarações relativas ao resultado dessa seleção. A lista divulgada (e, oportunamente, a publicação) será o comprovante documental. Apenas para os aprovados serão enviadas informações para pagamento de sua participação na obra.
CASOS OMISSOS
A editora gerenciará a resolução dos casos omissos.
A participação neste edital, pressupõe o conhecimento e aceite inconteste de suas regras, inclusive da avaliação realizada – não sendo devida qualquer justificativa ou parecer sobre a decisão proferida (seja ela de aprovação ou reprovação).