APRESENTAÇÃO
Novo ano, novas chamadas. Apresentamos propostas de publicação, como sempre acertadas em temática e público, mirando em desafios e perspectivas. E, claro, estamos sempre abertos a novas ideias. Traga a sua ideia de coletânea ou obra coletiva pra gente. Contate -nos.
CHAMADA OBRA 1 SERVIÇO SOCIAL – RESIDÊNCIA EM SAÚDE: EXPERIÊNCIAS NACIONAIS
Novo ano, novas chamadas. No final de 2020 lançamos essa chamada Residência em Saúde por Estados. Mas percebemos que seria melhor alterar a chamada RESIDÊNCIA EM SAÚDE para experiências em nivel NACIONAL. Ou seja, conforme a demanda veremos se segmentaremos ou não em partes internas ou mesmo em volumes externos. O importante é que a obra represente a produção profissional deste importante campo de conhecimento e atuação. Uma dica: usar as monografias ou artigos de conclusão desses pós. Estão todos(as) convidados a participar.
CHAMADA OBRA 2 SERVIÇO SOCIAL, POLÍTICAS SOCIAIS E POPULAÇÕES DE RUA
A sociedade pós-pandemia sofreu várias perdas e declínios. E, não raro, agudizou-se o quadro já crônico de empobrecimento, arrastando muitas pessoas à perda de sua moradia, passando a viver em situação de rua. Precisamos falar sobre isso. Pensar essa realidade e o que ela desafia a todos: moradores, políticas sociais e profissionais. A presente chamada volta-se a esse propósito. Estão convidados assistentes sociais e pesquisadores da questão.
CHAMADA OBRA 3 A ATUAÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL NOS INSTITUTOS DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA
Já temos uma obra fantástica e de grande relevância que pauta a atuação do serviço social e da psicologia na educação – em 630p.. Nessa, conta-se com relatos, analises e reflexões sobre a atuação em ambientes educacionais, primando por um debate pormenorizado de questões atinentes ao trabalho, as demandas técnico-operativas, os sujeitos atendidos e as competências requisitadas Ocorre que os IFs, dada sua institucionalidade diferenciada, merecem uma obra própria. Afinal, além do contexto educacional, convive-se com a questão social, ocupacional, sócio-educativa, bem como inúmeras faces do social revisitadas nas demais políticas sociais. Nâo é um cenário simplificado, mas complexo, dinámico e dialético e exatamente por isso requisita um olhar para as relações interprofissionais constituidas, a especificidade do trabalho e os desafios que se colocam aos assistentes sociais, inclusive na agenda da assistência estudantil. A chamada abre-se a pautar esse leque de olhares e representações com vistas a qualificar a atuação de quem ali atua ou pretende atuar, Estudantes, profissionais e concurseiros, são os sujeitos, em tela. Mas os diretamente favorecidos são os estudantes e comunidades escolares dos Ifs. São bem vindos textos decorrentes de relatos, reflexões, debates e análises que versem sobre as realidades, os sujeitos, os processos de trabalho, os desafios ético-politicos e técnico-institucionais apresentados.
CHAMADA OBRA 4 COLEÇÃO JUDICIÁRIO (NOVOS ESTADOS)
Por fim, como já é praxe, no primeiro semestre já iniciamos a inscrição de até 3 (três) Estados interessados em COMPOR A COLEÇÃO PSICOLOGIA E SERVIÇO SOCIAL – REFERÊNCIAS PARA O TRABALHO NO JUDICIÁRIO. ESTAMOS RECEPTIVOS A VOLUMES DE NOVOS OUTROS ESTADOS, PARA COMPOR ESSA COLEÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL Interessados CONTATEM no email: novapraxiseditorial.livros@
OBSERVAÇÃO:
Aceita-se que o mesmo autor tenha no máximo dois artigos na publicação, podendo esta ser individual ou em equipe (máximo quatro autores/as). O pagamento não é por artigo mas sim por autor/artigo, ou seja se um autor(a) apresentar dois artigos pagará 2x (duas vezes) o valor pré-fixado. Esse valor pode ser parcelado ( olhar informes sobre pagamento mais adiante)
PÚBLICO-ALVO:
São esperados textos de autores do serviço social, ESPECIALMENTE, com pós graduação.
SELEÇÃO:
Faremos uma seleção prévia baseada em RESUMOS que versarão sobre os artigos a serem apresentados. O resumo deverá ser entregue em arquivo de WORD OU PDF contendo NOME do(s) AUTOR(ES), INSTITUIÇÃO, FORMAÇÃO, E-MAIL (Texto JUSTIFICADO) incluindo TITULO indicativo do artigo, seguido do DESENVOLVIMENTO DO TEMA e a proposta de análise/reflexão do artigo a ser apresentado.
Os resumos deverão ser entregues pelo(s) autor(es) até o dia 22 de março no email novapraxiseditorial.
Assim (EXEMPLO): CHAMADA OBRA 2 – ANDRÉA BASTOS
A seleção analisará se o conteúdo corresponde ao esperado na(s) obra(s).
O resultado (NOMINATA DOS AUTORES) será divulgado no site da editora www.
Os artigos deverão ser entregues ATÉ DIA 21 DE ABRIL DE 2021, também serão submetidos à análise editorial, mas não com o intuito de classificação ou eliminação da obra. A equipe editorial reunida às organizadoras da obra focará no aprimoramento dos artigos, tendo em vista a qualidade e unidade da publicação.
ACEITE DAS REGRAS: Participar da presente chamada pressupõe a ciência e aceite dos ajustes, adequações e correções solicitados pela editora e organizadoras. Pressupõe, também, predisposição colaborativa e cooperativa no sentido de efetuar as alterações solicitadas e em tempo hábil. Fica estabelecido o direito da editora, sem aviso ou explicação, de excluir do processo artigos e autores que refiram, incitem ou pronunciem conteúdo de ódio racial, homofobia, xenofobia ou qualquer tipo de intolerância, seja religiosa ou cultural. Não serão repassadas declarações ou atestados acerca do aceite ou não-aprovação seja dos resumos, seja dos artigos submetidos à publicação. A página no site da editora, em que constará o resultado e a nominata dos autores aprovados, poderá ser usada como prova. Posteriormente, a própria publicação servirá de registro.
FORMATAÇÃO DO RESUMO:
TÍTULO SUGERIDO – ACOMPANHADO, SE POSSÍVEL, DE SUBTÍTULO. Os títulos e subtítulos, em letra maiúscula, negritados, devem ser alinhados à esquerda. Referências para formatação do corpo do texto: TEXTO JUSTIFICADO. ESPAÇO INTERLINEAR, 1,5. Tamanho do texto: mínimo 200 e máximo 500 PALAVRAS.
FORMATAÇÃO DO ARTIGO:
Os textos deverão ser apresentados em WORD, fonte ARIAL, 12 para o corpo do texto e 14 para o título. Citações, notas de rodapé e referências finais deverão seguir a padronização das normas da ABNT. Os títulos e subtítulos, em letra maiúscula, negritados, devem ser alinhados à esquerda. Referências para formatação do corpo do texto: recuo de parágrafo 1,5; espaço interlinear 1,5; margens 2,5. Tamanho do texto: mínimo 12 e máximo 18 páginas, incluindo lista de referências. O texto deverá ser organizado contendo as seguintes partes:1. TÍTULO (Máximo 12 palavras, em negrito, centralizado)2. AUTOR(ES) – NOME, FORMAÇÃO, INSTITUIÇÃO E E-MAIL DE CONTATO (Máximo 5 linhas por autor, alinhado à direita, espaço interlinear 1,0 – no caso de 2, 3 ou 4 autores posicionar o autor principal primeiro)3. INTRODUÇÃO 4. DETALHAMENTO ou DESENVOLVIMENTO DA ANÁLISE (com subtítulos associados ao detalhamento do tema eleito) 5. CONSIDERAÇÕES FINAIS OU COMENTÁRIOS CONCLUSIVOS 6. REFERÊNCIAS. Nas referências ater-se a apresentar, exclusivamente, as fontes citadas na obra. Aceita-se notas de rodapé desde que não muito extensas, limitadas a 4 linhas cada, e a um total de 10 por artigo, no máximo.
INVESTIMENTO:
R$ 550,00 por autor, por cada texto de sua autoria publicado na obra.
O valor deverá ser acertado entre 03/03 à 05/04.
Após essa data, caso não haja o pagamento e nenhuma comunicação com a editora, entenderemos que o autor desistiu de seguir na publicação.
FORMA DE PAGAMENTO
O pagamento ocorre por meio de link, DISPONIBILIZADO NO SITE – devendo ser acessado apenas por quem teve resumo aprovado. São oferecidas as modalidades: à vista, na forma de boleto, ou à prazo, sendo o parcelamento até 3x sem juros no cartão de crédito.
Esse valor será investido na produção editorial e gráfica da obra, incluindo serviço de revisão, diagramação, capa e ISBN, bem como na publicidade da obra nas redes sociais e remessa dos livros aos autores. Cada autor paga a sua participação na obra, individualmente, podendo pagar pelo grupo de autores que escrevem no artigo, devendo solicitar caso deseje links de pagamento específicos – com os valores ajustados ao total desse acerto, por artigo/obra em que escrevem.
COTA DE DIREITO AUTORAL
Cada autor(a) receberá a devolutiva de parte de seu investimento em livros, sendo repassados via correio, 03 (três) exemplares impressos do volume específico onde consta a publicação do autor e terá desconto de 35% (sobre o valor da obra no site da editora) na aquisição de exemplares adicionais da mesma. No caso de autores que escrevem dois artigos na mesma obra, como o pagamento é em dobro, terão o correspondente de mais 3 exemplares como repasse de direitos autorais.
FORMATO DA OBRA:
Cada obra será produzida em papel (físico), mas a editora tem o direito de publicá-la em formato digital (total ou em parte) para fins publicitários e comerciais, sem a necessidade de solicitar autorização a autores ou organizadores. A participação no presente edital implica em aceite de autor(a) e organizador(a) dessas condições.
LANÇAMENTOS EM EVENTOS E AGENDAS ESPECÍFICAS:
Em 2020, os eventos de lançamento foram todos on line, em forma de “lives”. Não sabemos ainda como será no ano de 2021, por isso ainda não temos um planejamento definido. Em termos gerais, os eventos de autógrafos específicos ou no contexto de eventos maiores são sempre bem-vindos e colaboram na difusão e reconhecimento da importância da obra. A editora está receptiva a ideias e sugestões dos organizadores e autores, partindo de suas articulações interinstitucionais.
DÚVIDAS?
Estamos à sua disposição!
CHAMADA DE CAPÍTULOS
OBRA: EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA: reflexões críticas
ORGANIZAÇÃO:
Profª. Dra. Silvana Souza
Pedagoga. Doutora em Educação pela USP. Pós-doutora em Política Social pela UnB. Professora do Programa Interdisciplinar de Pós-Graduação em Sociedade, Cultura e Fronteiras, da Unioeste. Autora e organizadora de vários livros de grande relevância sobre a educação e suas interfaces; entre estes, “Educação para a emancipação ou para a alienação?” (Nova Práxis Editorial).
APRESENTAÇÃO:
O ano de 2020 surpreendeu a todos com uma pandemia que atingiu o Planeta. O caos agravou velhos problemas de ordem humano-social, com destaque para o acirramento dos desumanismos; tanto na esfera social, pública, como na vida domiciliar, privada. O ano pandêmico acentuou, também, sérios problemas de gestão pública, impactando vários setores; sendo a saúde, o mercado de trabalho, o setor de serviços e a educação os mais afetados. Em especial no que se refere à educação, o ensino presencial – por força da situação – rendeu-se ao ensino remoto ou dito “à distância”. Mas em que condições isso ocorre? As famílias estão preparadas ? E os professores? E os estudantes? Em um país com intensas desigualdades, agravadas pela pandemia, a falta de renda e as precariedades a elas associadas – entre as quais estão a falta de condições de saneamento básico (inclusive para lutar no campo preventivo contra o novo coronavirus) reforçam históricas contradições da educação. Que condições são ofertadas aos professores para atuarem em suas casas? E, não menos importante: qual a qualidade do conteúdo construido, em condições tão improvisadas e precárias? Essa é uma página na história da educação que precisa se escrita para ser lida e analisada nos tempos seguintes. A obra resultante da presente chamada volta-se a registrar esse ano histórico, a partir de relatos, reflexões e análises necessárias.
AUTORES ESPERADOS:
Os autores esperados são profissionais da Educação e áreas afins, bem como analistas dos temas da Educação, sejam docentes, pesquisadores, dirigentes de entidades profissionais de classe, preferencialmente com mestrado ou doutorado.
TEMAS E CONTEÚDO DOS TEXTOS:
São esperados textos inéditos ou republicados (nesse caso, solicita-se a indicação em nota de rodapé, da fonte de publicação original).
Os textos podem conter dados de pesquisas, ensaios, análises e reflexões teóricas sobre a realidade educacional brasileira e mesmo mundial, e seus atuais desafios relacionados ao contexto da Pandemia COVID-19, o isolamento social, as aulas remotas síncronas ou à distância; seus desdobramentos e impactos na formação da população em geral, na vida das famílias, dos estudantes, dos trabalhadores da educação, nas políticas públicas, na organização social e/ou do papel do Estado na sociedade; enfim, os diferentes aspectos da educação em tempos de pandemia. A título de exemplo, seguem alguns debates esperados: Aulas Remotas, EaD e interesses econômicos na educação em tempos de pandemia; Sofrimento e adoecimento das trabalhadoras e trabalhadores da educação na pandemia COVID-19; Educação Infantil na pandemia; Dilemas do Ensino Remoto face à desigualdade social brasileira; Passar de ano, perder o ano, não-aprendizagem: problemas da educação em tempos de pandemia; E depois? reflexões acerca do contexto de retorno presencial das aulas no Brasil e no mundo pós isolamento social; Políticas públicas e o papel do Estado na pandemia: Estado mínimo, provedor ou regulador?
FORMATAÇÃO DO TEXTO:
O texto deverá vir formatado e entregue em word. Min, 12 e Máx 18p. em A4 Fontes: Arial 12 para corpo de texto e Arial 14 para título Espaçamento 1 e meio Titulo sucinto – não exceder 12 palavras. Aceita-se notas de rodapé – limitadas a 10 (máx) com 6 linhas no máximo cada uma. Citações e referências conf ABNT
O texto deverá ser organizado contendo as seguintes partes:
1. TÍTULO (Máximo 12 palavras, em negrito, centralizado)
2. AUTOR(ES) – NOME, FORMAÇÃO, INSTITUIÇÃO E E-MAIL DE CONTATO (Máximo 5 linhas por autor, alinhado à direita, espaço interlinear 1,0 – no caso de 2, 3 ou 4 autores posicionar o autor principal primeiro)
3. INTRODUÇÃO
4. DETALHAMENTO ou DESENVOLVIMENTO DA ANÁLISE (com subtítulos associados ao detalhamento do tema eleito)
5. CONSIDERAÇÕES FINAIS OU COMENTÁRIOS CONCLUSIVOS
6. REFERÊNCIAS. Nas referências, favor ater-se a apresentar exclusivamente as fontes citadas na obra. Adotar regras da ABNT.
CRONOGRAMA:
Entrega dos textos – até 10 DE MARÇO DE 2021
Avaliação /resultados – até 20 DE MARÇO DE 2021
Pagamento (apenas para aprovados) – até 30 DE ABRIL DE 2021
Recepção do livro pelos autores – até 25/07/2021
OBSERVAÇÃO:
Aceita-se que o mesmo autor tenha no máximo dois artigos na publicação, podendo esta ser individual ou em equipe (máximo 4 pessoas). O pagamento não é por artigo mas sim por pessoa/artigo, ou seja se uma pessoa apresentar dois artigos pagará duas vezes o valor pré-fixado.
AVALIAÇÃO DOS TEXTOS:
Os textos recebidos serão submetidos à análise editorial, sendo considerados:
– a base ética (se não há componentes preconceituosos, racistas, homofóbicos ou rastros totalitários na análise);
– o conteúdo (a atualidade, a consistência teórico-crítico-analítica, o discurso argumentativo, a relevância do tema)
– e a qualidade da construção textual (atenta à redação acadêmica, clara, compreensiva e estruturada)
ACEITE DAS REGRAS:
Participar da presente chamada pressupõe a ciência e aceite dos ajustes, adequações e correções solicitados pela editora e organizadoras.
Pressupõe, também, predisposição colaborativa e cooperativa no sentido de efetuar as alterações solicitadas e em tempo hábil.
Fica estabelecido o direito da editora, sem aviso ou explicação, de excluir do processo artigos e autores que refiram, incitem ou pronunciem conteúdo de ódio racial, homofobia, xenofobia ou qualquer tipo de intolerância, seja religiosa ou cultural.
Não serão repassadas declarações ou atestados acerca do aceite ou não aprovação seja dos resumos, seja dos artigos submetidos à publicação. O site da editora com a nominata dos autores aprovados poderá ser usada como prova. Posteriormente, a própria publicação servirá como registro.
INVESTIMENTO:
R$ 500,00 por autor, por cada texto de sua autoria publicado na obra.
FORMA DE PAGAMENTO
São oferecidas as modalidades: à vista, por meio de boleto, pagamento em lotérica, ou até 6x sem juros (entrada + 5x) no cartão de crédito (podendo usar 2 cartões, caso queira)
Esse valor será investido na produção editorial e gráfica da obra, incluindo serviço de revisão, diagramação, capa e ISBN, bem como na publicidade da obra nas redes sociais e remessa dos livros aos autores.
Cada autor paga a sua participação na obra, individualmente, por meio de links de pagamento específicos a cada obra/volume.
COTA DE DIREITO AUTORAL
Cada autor(a) receberá a devolutiva de parte de seu investimento em livros, sendo repassados via correio, 03 (três) exemplares impressos do volume específico onde consta a publicação do autor e terá desconto de 35% (sobre o valor da obra no site da editora) na aquisição de exemplares adicionais da mesma.
LANÇAMENTOS EM EVENTOS E AGENDAS ESPECÍFICAS:
Eventos de autógrafos específicos ou no contexto de eventos maiores são sempre bem-vindos e colaboram na difusão e reconhecimento da importância da obra. A editora estará receptiva a ideias e sugestões dos organizadores e autores, partindo de suas articulações interinstitucionais. Contudo, em meio a pandemia, as “lives” por video-conferência têm sido a alternativa – que aliás tem se revelado muito potencial por possibilitar o alcance exponencial de público em distâncias até então impensadas. Com a vacina e fim da pandemia, pretende-se retomar os lançamentos presenciais (podendo manter o formato de “lives”, conforme for interessante aos autores).
DÚVIDAS?
Contate-nos!
Estamos a sua disposição!
SABE AQUELA CENA ENGRAÇADA QUE ACONTECEU EM SUA QUARENTENA?
QUE TAL TRANSFORMÁ-LA EM UM CONTO?
Vivemos tempos difíceis, tensos e sob situações desafiadoras. Mas, às vezes, como bons brasileiros, conseguimos extrair pérolas de humor – rindo de nós mesmos, ou de cenas simples que tornaram o cotidiano especial. São aquelas situações inesperadas, impensadas, meio esquisitas, em que a gente se viu fazendo coisas de um modo que só na quarentena mesmo se pode entender. Namoro de janela a janela (em blocos distantes), paqueras usando binóculos, auditoria doméstica da metragem de rolos de papel higiênico, entre outras excentricidades – curiosas mas principalmente divertidas ficam gravadas na memória. Isso é ótimo! E se pudessemos compartilhar com amigos e muuuuuitas outras pessoas? Escrever contos divertidos que tenham a quarentena por cenário ou assunto, são pérolas!!
LEIA BEM O EDITAL ABAIXO e ENVIE SEU(s) CONTO(s) para nosso email: novapraxiseditorial.livros@gmail.com
APROVEITE! A PARTICIPAÇÃO É GRATUITA!
A capa do livro já dá o tom do que a gente espera!
E os organizadores são uns queridos!!
A PUBLICAÇÃO SERÁ EM FORMATO DIGITAL (PDF e ePub) para você ler onde quiser, em qualquer dispositivo – e, é claro, rir à vontade!
CONFIRA AS REGRAS:
- Você precisa ter 18 anos completos para participar.
- Você participa com 1 ou 2 contos curtos (máximo 3 páginas cada)
- Esse texto precisa SER UNICAMENTE DE SUA AUTORIA. E ao participar você DECLARA automaticamente que é autor e assume sozinho qualquer queixa ou litígio relacionado a direitos autorais.
- A participação é feita por meio de ENVIO do seu CONTO em WORD, apenas TEXTO (sem imagens) no email: novapraxiseditorial.livros@gmail.com – no campo assunto: QUARENTENA EM CONTO – Seu nome (tal como quer que apareça na obra). No corpo do email informar NOME COMPLETO – NOME PSEUDÔNIMO OU APELIDO – FONE OU WHATSAPP – EMAIL – NOME DO(S) CONTO(S) INSCRITO(S). E escrever ao final o texto que segue exatamente como está: Declaro que o(s) conto(s) encaminhados são de minha autoria e estou ciente que integrarão uma coletânea, com contos de outros autores. Autorizo a publicação de meu(s) conto(s), ora inscritos, por meio digital ou físico, pela Nova Práxis Editorial, bem como sua comercialização pela mesma e seus marketplaces parceiros; sem nada ser devido a mim a título de participação em lucros sobre a comercialização da obra, em quaisquer formatos ou idiomas a que venha ser apresentada. Agradeço o mimo de cortesia da editora, em retribuição aos meus direitos autorais sobre a obra, na forma de 1 (um) exemplar do livro (ebook ou impresso) onde meu(s) conto(s) se encontra(m) publicado(s). Agradeço, também, o desconto cortesia para autor de 35% sobre o valor da obra no site da editora – no caso de eu desejar comprar mais exemplares da obra, futuramente.
- ATENÇÃO: A participação só é CONSIDERADA VÁLIDA DEVERÁ CUMPRIR TODOS OS REQUISITOS APRESENTADOS NO ITEM ACIMA. FIQUE ATENTO, pois não será possível entrar em contato para pedir que você complete algo ou reencaminhe seu email. Os textos encaminhados que não seguirem as regras estabelecidas serão descartados e não serão considerados inscritos na publicação.
- Avaliação: os textos recebidos serão avaliados para assegurar que não possuem conteúdo homofóbico, racista, xenófobo ou discriminatório. E no caso de serem assim identificados, O CONTO em questão será automaticamente reprovados.
- A tem autonomia para decidir sobre a capa e toda a identidade visual da publicação, inclusive sobre o formato que será editada e publicada a obra (se será apenas impressa ou impressa e digital), podendo também considerar futuramente a publicação em outros idiomas ou se esta terá um ou mais volumes (divididos por temas).
- INSCRIÇÕES PRORROGADAS: até 24 de fevereiro de 2021, às 23h59.
- DIVULGAÇÃO DOS AUTORES de CONTOS APROVADOS : 3 de março de 2020, NO SITE E NAS REDES SOCIAIS da Editora.
- Não serão emitidos certificados ou declarações relativos ao resultado dessa seleção. A lista divulgada no site da editora (e, oportunamente, a publicação) será o comprovante publicizado de que disporá o interessado.
AS INSCRIÇÕES SÃO GRATUITAS
OBSERVAÇÃO:
SE VOCÊ DESEJA PUBLICAR UM LIVRO SÓ SEU – ENVIE-NOS UM EMAIL QUE TEMOS UMA PROPOSTA PRA VOCÊ!
EMAIL novapraxiseditorial.livros@gmail.com