Novas publicações: Participe! Seja nosso autor!

image8

Chamadas de capítulos em livros - 2019/2


APRESENTAÇÃO


Depois do sucesso de nossas coletâneas anteriores, o público pediu  novas oportunidades de publicação. Como já é do conhecimento geral, nossa editora privilegia temas  e  debates  marcantes, seja pela relevância social, seja pela contribuição no campo profissional. A proposta  das obras desse edital tem essa identidade.  Segue uma breve descrição das obras.



PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES NO CUIDADO A CRIANÇAS E ADOLESCENTES - INTERFACE SAÚDE & EDUCAÇÃO -  Crianças e adolescentes são considerados sujeitos que requisitam uma atenção especial, em respeito a sua condição vulnerável e ao processo formativo , em amplo  desenvolvimento, em que se encontram. Essa condição favorece a exposição a riscos de naturezas diversas, incluindo violências, explorações e negligências, que acabam gerando problemas de saúde física, mental e afetando o itinerário social desses sujeitos. Por conta disso, cada vez mais as diferentes áreas têm se dedicado a olhar e planejar atuações dirigidas a esse segmento. É, contudo,  recente a compreensão de que se pode conjugar esforços profissionais e atuar preventivamente evitando a diversidade de  agravos de ordem psicossocial e clínica que têm emergido.  Gradualmente, também, tem crescido a valorização de práticas, outrora consideradas alternativas, mas recentemente legalizadas  e instituídas pela via do SUS.  Sabe-se, contudo, que se pode acompanhar crianças e adolescentes em outros espaços sociais, como nas escolas. Por conta disso, a  obra  objetiva organizar referências para esse  atendimento especializado, regido pela interdisciplinaridade, em que saúde e educação se configurem como estratégicas na atenção a crianças e adolescentes. A ideia é reunir relatos e fundamentos que referenciem  as principais práticas  integrativas e complementares voltadas às crianças e adolescentes, atentos à  atual legislação.  Espera-se que sejam  apresentados aportes para o atendimento em ambientes dos mais diversos, com destaque para escolas, clínicas, hospitais, unidades de saúde e mesmo domicilios onde residem. 


PACIENTES ACAMADOS  - Cada vez mais as populações sofrem por males e doenças das mais diversas. Em alguns casos, o adoecimento sequela o paciente, mantendo-o acamado, mais tempo que o esperado. Nossa editora, entendendo a complexidade dessa realidade e, ao mesmo tempo a escassez de publicações associadas, decidiu apresentar esta obra. Trata-se, na verdade, de uma obra interdisciplinar,  em dois volumes. O  VOLUME 1 dedica-se a refletir e analisar  as condições psico-sócio-econômicas dos pacientes que se encontram internados em hospitais - mas que por sua doença ou quadro  ficam a maioria ou a totalidade do tempo acamados. São pacientes portadores de doenças crônicas e/ou pós-cirúrgicos, em situação grave ou no mínimo preocupante que tem sua mobilidade atrofiada, reduzida ou inviabilizada.  Pacientes em UTIs e em coma se incluem nesse grupo. Pacientes que sofreram amputação também.  Interessa à obra reunir conhecimento sobre os cuidados hospitalares apropriados, a natureza e especificidade dos atendimentos (dentro de cada área profissional) nas diferentes situações clínicas, bem como  os desafios institucionais e sociais associados à questão - incluindo  reflexões  sobre  a atitude do paciente e de seus  familiares   no  contexto  da doença  e da condição hospitalar. São convidados a escrever na obra, profissionais, estudantes, pesquisadores e gestores da ampla área da saúde, em que  enfermeiros, médicos e fisioterapeutas são diretamente associados. Mas espera-se receber contribuições de outras áreas de conhecimento, que atuam nas diversas mediações admitidas, como profissionais da gestão, psicologia, radiologia, serviço social, nutrição, psiquiatria e análises químicas, entre outros.  O VOLUME 2, por sua vez, objetiva apresentar, refletir e contextualizar o cenário do atendimento ao paciente acamado em situação domiciliar, aqui considerando tanto a casa, como os abrigos ou lares geriátricos, de cuidados diários.  Há, evidentemente, uma mudança importante na natureza e nas condições em que o atendimento se organiza nesse meio social. A escolha pelo ambiente familiar ou residencial pode vir de uma recomendação médica, de um processo de alta hospitalar ou de uma situação sócio-familiar. Independente do fator, existem pormenores relativos à  preservação da saúde física e mental e todo um aparato técnico, medicamentoso e de monitoramento clínico que envolve inúmeros profissionais. Espera-se poder reunir material capaz de fundamentar as práticas dos diversos profissionais,  que são requeridos nesse âmbito.


 SIM, O RACISMO EXISTE - O tema não podia ser mais contemporâneo e necessário. Questões e acontecimentos explicitamente  racistas têm sido cada vez mais comuns, não raro até naturalizados, literalmente explodindo de modo endêmico, em  todo o País. O quadro que se tem é, além de  social e  politicamente retrógrado,  altamente nocivo às  relações sociais. A situação se complexifica, ao passo  que se nutre de ódio racial - astuciosamente simulacrado  e negado -  para justificar falhas éticas, desumanismos, violências e homicídios.  A preocupação das populações afrobrasileiras e de seus amigos (de diferentes etnias)  se soma à dos especialistas no debate da questão, e sobremaneira, se engaja à  compreensão crítica de todo aquele que milita na resistência anti-racismo. A obra tem o racismo como temática central, mas  pretende acolher análises sobre sub-temas associados, tais como: identidade étnico-racial; Governo e políticas sociais; ações afirmativas; organizações sociais, resistência e movimentos sociais; processos ídeo-políticos e processos de aculturamento, cooptaçao e opressão racistas; preconceitos, discriminações, racismos e simulacros raciais; empoderamento, direitos, tipificação da discriminação e criminalização racial. 



DATAS (alteramos a pedido)


ENTREGA DOS TEXTOS - Até  10 de AGOSTO

PAGAMENTO :  até 10 de  AGOSTO

REVISAO DOS  TEXTOS - De 10 de AGOSTO a 10 de SETEMBRO

DISPONIBILIZAÇÃO DE DECLARAÇÕES  AOS AUTORES  - A partir de 15 de SETEMBRO.

DIAGRAMAÇÃO E ISBN - SETEMBRO

LIVROS EM GRÁFICA - SETEMBRO/OUTUBRO

ENTREGA DOS LIVROS  AOS AUTORES: De  20 a 30  de Outubro.




INSCRIÇÃO E ENVIO DOS TEXTOS:


As inscrições  e entrega dos textos  são exclusivamente via e-mail:

novapraxiseditorial.livros@gmail.com

O autor inclui no campo ASSUNTO o TÍTULO DO LIVRO E SEU NOME 

(Ex: PACIENTES ACAMADOS - HOSPITAIS - LARA SOARES) e encaminha  no corpo do texto:


NOME COMPLETO

ENDEREÇO

E-MAIL

FONE DE CONTATO COM DDD


E no anexo enviar o TEXTO conforme a formatação indicada ao lado.



INVESTIMENTO


Em cada inscrição, referente a cada capítulo na obra de sua escolha,  você investe apenas 350 reais (individual por autor -  e por capítulo  em  que  participa). 

O menor valor do mercado editorial! 


FORMAS DE PAGAMENTO


Valores a serem acertados nas modalidades: à vista, por meio de boleto ou até 2x sem juros (entrada + 1x) no cartão de crédito.  Cada autor paga a sua participação na obra, individualmente, por meio de um LINK DE PAGAMENTO GERADO.

IMPORTANTE: Esse valor será investido na produção editorial e gráfica da obra, incluindo serviço de revisão, diagramação, capa e isbn, bem como na publicidade da obra nas redes sociais e  remessa dos livros aos  autores. 



PROCEDIMENTOS DE INSCRIÇÃO


Como se tratam de publicações independentes entre si, dada a especificidade de suas  temáticas, será possível ACEITAR a participação do autor em uma ou, se for de seu interesse, até  mesmo  nas quatro obras. No caso, em cada obra o autor deverá apresentar no máximo dois textos, sendo um deles individual e o outro em PAR OU TRIO. Os grupos de autores  estão limitados ao  número de 03 (três). 

Com a inscrição, o participante aceita as regras do presente edital e submete-se à avaliação  de  seu texto.

 

COTA DE DIREITO AUTORAL


Cada autor  receberá a devolutiva de seu investimento em livros, sendo repassados via correio, 4 (quatro) exemplares impressos do volume específico onde consta a publicação do autor.



PREÇO  DAS OBRAS


O valor comercial do(s) livro(s) será definido pela editora, após a finalização do processo editorial. A editora informará os organizadores, autores e demais interessados, oportunamente.



AQUISIÇÃO DE EXEMPLARES (ADICIONAIS) COM DESCONTO


A qualquer  tempo, os autores terão  oportunidade de adquirir  exemplares  do  livro onde consta seu texto, com desconto expressivo (45%)  - por meio de pedido à  editora (via e-mail).



LANÇAMENTOS EM EVENTOS E AGENDAS ESPECÍFICAS:


Eventos de autógrafos específicos ou no contexto de  eventos maiores são sempre  bem-vindos e colaboram na difusão e reconhecimento da importância da obra. A editora  estará receptiva a ideias e sugestões dos organizadores e autores, partindo de suas articulações interinstitucionais. 



DÚVIDAS? Estamos a sua disposição nos nossos canais :


e-mail: novapraxiseditorial.livros@gmail.com

instagram: @novapraxis

facebook: @novapraxiseditorial

whatsapp: 5198305-2830



Regras de formatação dos textos:


Os textos deverão ser apresentados em fonte ARIAL, 12 para o corpo do texto e ARIAL 14,  para o tÍtulo. As citações, notas de rodapé e referências finais deverão seguir a padronização das normas da ABNT. Os títulos e subtítulos deverão ser alinhados à esquerda. Referências para formatação do corpo do texto: recuo de parágrafo 1,5; espaço interlinear 1,5; margens 2,5. Tamanho do texto: mínimo 12p e máximo 20 p. O texto deverá ser organizado contendo as seguintes partes: 

1. TÍTULO (Máximo 12 palavras, em negrito)

2. AUTOR(ES) – NOME, FORMAÇÃO, INSTITUIÇÃO E E-MAIL DE CONTATO (Máximo 100 caracteres, alinhado à direita, espaço interlinear 1,0 – no caso de dois autores posicionar o autor principal primeiro)

3. INTRODUÇÃO

4. DETALHAMENTO ou DESENVOLVIMENTO DA ANÁLISE (com subtítulos associados ao detalhamento do tema eleito)

5. CONSIDERAÇÕES FINAIS OU COMENTÁRIOS CONCLUSIVOS

6. REFERÊNCIAS. Nas referências ater-se a apresentar exclusivamente as fontes citadas na obra. Aceita-se notas de rodapé, desde que não muito extensas, limitadas a 4 linhas cada, e a um total de 10 por artigo, no máximo.