PT

Traduzir:

Nova Práxis Editorial
Nova Práxis Editorial
  • Página inicial
  • Loja
    • Cadastro Autor(a)
    • WEB-PARCEIROS
  • CHAMADAS CAPÍTULOS 2021
  • OBRA:EDUCAÇÃO na PANDEMIA
  • QUARENTENA EM CONTO
    • Página inicial
    • Loja
    • NOVOS AUTORES
      • Cadastro Autor(a)
      • WEB-PARCEIROS
    • CHAMADAS CAPÍTULOS 2021
    • OBRA:EDUCAÇÃO na PANDEMIA
    • QUARENTENA EM CONTO

PT

  • Página inicial
  • Loja
  • CHAMADAS CAPÍTULOS 2021
  • OBRA:EDUCAÇÃO na PANDEMIA
  • QUARENTENA EM CONTO
image12

CHAMADA DE CAPÍTULOS


OBRA:

EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA: reflexões críticas 


ORGANIZAÇÃO:


Profª. Dra. Silvana Souza
Pedagoga. Doutora em Educação pela USP. Pós-doutora em Política Social pela UnB. Professora do Programa Interdisciplinar de Pós-Graduação em Sociedade, Cultura e Fronteiras, da Unioeste. Autora e organizadora de vários livros de grande relevância sobre a educação e suas interfaces; entre estes, "Educação para a emancipação ou para a alienação?" (Nova Práxis Editorial).



APRESENTAÇÃO:

O ano de 2020 surpreendeu a todos com uma  pandemia que atingiu o Planeta. O caos agravou velhos problemas de ordem humano-social, com destaque para o acirramento dos desumanismos; tanto na esfera social, pública, como na vida domiciliar, privada.  O ano pandêmico acentuou, também, sérios problemas de gestão pública, impactando vários setores; sendo a saúde, o mercado de trabalho, o setor de serviços e a educação os mais afetados. Em especial no que se refere à educação, o ensino  presencial - por força da situação -  rendeu-se ao ensino remoto ou dito "à distância". Mas em que condições isso ocorre? As famílias estão preparadas ? E os professores? E os estudantes? Em um país  com intensas desigualdades, agravadas pela pandemia, a falta de renda e as precariedades a elas associadas - entre as quais estão a falta de condições de saneamento básico (inclusive para lutar no campo preventivo contra o novo coronavirus) reforçam históricas contradições da educação.  Que condições são ofertadas aos professores para atuarem em suas casas? E, não menos importante: qual a qualidade do conteúdo construido, em condições tão improvisadas e precárias? Essa é uma página na história da educação que precisa se escrita para ser  lida e analisada nos tempos seguintes. A obra resultante da presente chamada volta-se a registrar esse ano histórico, a partir de relatos, reflexões e  análises necessárias. 

 


AUTORES ESPERADOS:


Os autores esperados são profissionais da Educação e áreas afins, bem como analistas dos temas da Educação, sejam docentes, pesquisadores, dirigentes de entidades profissionais de classe, preferencialmente com mestrado ou doutorado.  


TEMAS E CONTEÚDO DOS TEXTOS:


São esperados textos inéditos ou republicados (nesse caso, solicita-se a indicação em nota de rodapé, da fonte de publicação original). 
Os textos podem conter dados de pesquisas, ensaios, análises e reflexões teóricas sobre a realidade educacional brasileira e mesmo mundial, e seus atuais desafios relacionados ao contexto da Pandemia COVID-19, o isolamento social, as aulas remotas síncronas ou à distância; seus desdobramentos e impactos na formação da população em geral, na vida das famílias, dos estudantes, dos trabalhadores da educação, nas políticas públicas, na organização social e/ou do papel do Estado na sociedade;  enfim, os diferentes aspectos da educação em tempos de pandemia. A título de exemplo, seguem alguns debates esperados: Aulas Remotas, EaD e interesses econômicos na educação em tempos de pandemia; Sofrimento e adoecimento das trabalhadoras e trabalhadores da educação na pandemia COVID-19; Educação Infantil na pandemia; Dilemas do Ensino Remoto face à desigualdade social brasileira; Passar de ano, perder o ano, não-aprendizagem: problemas da educação em tempos de pandemia; E depois? reflexões acerca do contexto de retorno presencial das aulas no Brasil e no mundo pós isolamento social; Políticas públicas e o papel do Estado na pandemia: Estado mínimo, provedor ou regulador?



FORMATAÇÃO DO TEXTO:


O texto deverá vir formatado e entregue em word. Min, 12 e Máx 18p. em A4 Fontes: Arial 12 para corpo de texto e Arial 14 para título Espaçamento 1 e meio Titulo sucinto - não exceder 12 palavras. Aceita-se notas de rodapé - limitadas a 10 (máx) com 6 linhas no máximo cada uma. Citações e referências conf ABNT
 

O texto deverá ser organizado contendo as seguintes partes:

1. TÍTULO (Máximo 12 palavras, em negrito, centralizado)

2. AUTOR(ES) – NOME, FORMAÇÃO, INSTITUIÇÃO E E-MAIL DE CONTATO (Máximo 5 linhas por autor, alinhado à direita, espaço interlinear 1,0 – no caso de 2, 3 ou 4 autores  posicionar o autor principal primeiro)

3. INTRODUÇÃO

4. DETALHAMENTO ou DESENVOLVIMENTO DA ANÁLISE (com subtítulos associados ao detalhamento do tema eleito)

5. CONSIDERAÇÕES FINAIS OU COMENTÁRIOS CONCLUSIVOS

6. REFERÊNCIAS. Nas referências, favor ater-se a apresentar exclusivamente as fontes citadas na obra. Adotar regras da ABNT.

 
CRONOGRAMA:

Entrega dos textos  - até 10 DE MARÇO DE 2021
Avaliação /resultados  - até 20  DE MARÇO DE 2021
Pagamento (apenas para aprovados) - até 30 DE ABRIL DE 2021
Recepção do livro pelos autores - até 25/07/2021


OBSERVAÇÃO:


Aceita-se que o mesmo autor tenha no máximo dois artigos na publicação, podendo esta ser individual ou em equipe (máximo 4 pessoas). O pagamento não é por artigo mas sim por pessoa/artigo, ou seja se uma pessoa apresentar dois artigos pagará duas vezes o valor pré-fixado.



AVALIAÇÃO DOS TEXTOS:


Os textos recebidos serão submetidos à análise editorial, sendo considerados:


- a base ética (se não há componentes preconceituosos, racistas, homofóbicos ou rastros totalitários na análise);


- o conteúdo (a atualidade, a consistência teórico-crítico-analítica, o discurso argumentativo, a relevância do tema)


- e a qualidade da construção textual (atenta à redação acadêmica, clara, compreensiva e estruturada)



ACEITE  DAS REGRAS:

 

Participar da presente chamada pressupõe a ciência e aceite dos ajustes, adequações e correções solicitados pela editora e organizadoras.

Pressupõe, também, predisposição colaborativa e cooperativa no sentido de efetuar as alterações solicitadas e em tempo hábil.

Fica estabelecido o direito da editora, sem aviso ou explicação, de excluir do processo artigos e autores que refiram, incitem ou pronunciem conteúdo de ódio racial, homofobia, xenofobia ou qualquer tipo de intolerância, seja religiosa ou cultural.

Não serão repassadas declarações ou atestados acerca do aceite ou não aprovação seja dos resumos, seja dos artigos submetidos à publicação. O site da editora com a  nominata dos autores aprovados  poderá ser usada como prova. Posteriormente, a própria publicação servirá como registro.


 

INVESTIMENTO:


R$ 500,00 por autor, por cada texto de sua autoria publicado na obra.


FORMA DE PAGAMENTO


São oferecidas as modalidades: à vista, por meio de boleto, pagamento em lotérica, ou até 6x sem juros (entrada + 5x) no cartão de crédito (podendo usar 2 cartões, caso queira)


Esse valor será investido na produção editorial e gráfica da obra, incluindo serviço de revisão, diagramação, capa e ISBN, bem como na publicidade da obra nas redes sociais e remessa dos livros aos autores. 

Cada autor paga a sua participação na obra, individualmente, por meio de links de pagamento específicos a cada obra/volume.  



COTA DE DIREITO AUTORAL


Cada autor(a) receberá a devolutiva de parte de seu investimento em livros, sendo repassados via correio, 03 (três) exemplares impressos do volume específico onde consta a publicação do autor e terá desconto de 35% (sobre o valor da obra no site da editora) na aquisição de exemplares adicionais da mesma.


LANÇAMENTOS EM EVENTOS E AGENDAS ESPECÍFICAS:


Eventos de autógrafos específicos ou no contexto de eventos maiores são sempre bem-vindos e colaboram na difusão e reconhecimento da importância da obra. A editora estará receptiva a ideias e sugestões dos organizadores e autores, partindo de suas articulações interinstitucionais. Contudo, em meio a pandemia, as "lives" por video-conferência têm sido a alternativa - que aliás tem se revelado muito potencial por possibilitar o alcance exponencial de público em distâncias até então impensadas. Com a vacina e fim da pandemia, pretende-se retomar os lançamentos presenciais (podendo manter o formato de "lives", conforme for interessante aos autores).


DÚVIDAS? 


Contate-nos!

Estamos a sua disposição!

E-mail: novapraxiseditorial.livros@gmail.com

Copyright © 2021 Nova Práxis Editorial – Todos os direitos reservados.

  • Política de privacidade
  • Termos e Condições