Editais
- Temas de Psicologia
- Psicologia, Psicodrama e Sociodrama
- ASSÉDIO SEXUAL
- Práticas Educativas em Meio Ambiente e Diversidade Cultural

Chamada de Artigos até 11/10
Edital – Temas de Psicologia
APRESENTAÇÃO
A sociedade humana tem se desenvolvido no compasso de experiências emocionais e afetivas que nem sempre são construtivas e prazerosas. O estresse cotidiano das grandes cidades, a apressada rotina da vida no trabalho ou mesmo da incerteza do futuro, se soma às dores decorrentes de perdas afetivas, dos preconceitos e das situações de violação de direitos diversas, impactando na saúde mental dos indivíduos. O sofrimento psíquico, a ansiedade, a depressão, o pânico e o TEPT, são cada vez mais comuns, recorrentes e passam a ser vivenciados em idades cada vez mais precoces. Ou seja, lidar com o sofrimento e superá-lo passa a ser um desafio constante. A psicologia tem sido relevante na construção de respostas que ofereçam suporte nesses processos.
O psicólogo tem sido indispensável nos processos seletivos, admissionais e de capacitação nas empresas, em perícias judiciais, no atendimento a vítimas de violências e outros agravos, bem como no acompanhamento de indivíduos que passam por alguma situação de sofrimento psíquico ou emocional, com a qual lidar sozinho não é mais possível. Nesse contexto, escolas, consultórios, empresas, unidades de saúde, sistema de justiça e segurança, são alguns dos espaços onde a atuação do psicólogo tem sido requisitada. Existem diferentes correntes e formas de atuação da psicologia, tanto no campo institucional, quanto na clínica individual.
A presente obra se dedica a apresentar a ampla contribuição da psicologia ante as questões humanas mais desafiadoras do nosso tempo. São esperados textos que pautem sobre reflexões teóricas e analítico-criticas, debates ético-normativos, temas e questões relativas à formação do psicólogo, bem como relatos de experiências sobre o trabalho profissional, em sua diversidade metodológica e institucional.
CRONOGRAMA
-Entrega dos textos – até 11/10/2025
-Avaliação por pares – fluxo contínuo, recepcionando os artigos que chegam
-Resultado – no email cadastrado e no site até 21h de 15/10
-Pagamento (apenas para aprovados) – até 31/10
-Revisão, editoração e impressão – de até 30/11
-Entrega do livro aos autores por correio – no endereço informado (no Brasil)
FORMATAÇÃO DO TEXTO
Título (não exceder 15 palavras)
Resumo (máximo 12 linhas, espaço simples)
Palavras-chave (cinco)
Adotar divisões como INTRODUÇÃO, SUBTITULOS TEMÁTICOS, CONSIDERAÇÕES FINAIS e incluir ao final, as REFERÊNCIAS (máximo de 2 páginas – inclusas no computo total de número máximo de páginas – dando prioridade às obras citadas no texto)
N° Páginas: Mínimo: 08p e Máximo: 15p. Formatação: A4 – tabulação 2,5 em todas as margens
Fontes: Arial 12 para corpo de texto e Arial 14, maiúsculas e NEGRITO, para o título
Espaçamento interlinear e recuo de parágrafo: 1,5
Aceitam-se notas de rodapé – limitadas a 5 (máx) com 6 linhas no máximo cada uma.
Citações e referências conf . ABNT
O texto deverá ser entregue em WORD ou DOCX.
DECLARAÇÃO DE AUTORIA E CIÊNCIA DAS REGRAS DO EDITAL
Declaro que o(s) artigo(s) encaminhado(s) são de minha autoria, bem como que estou ciente e aceito inconteste as regras éticas, as condições e os prazos apresentados no edital da obra TEMAS DE PSICOLOGIA. Autorizo a publicação de meu(s) artigo(s), ora inscritos, caso sejam aprovados, por meio físico ou digital pela Nova Práxis Editorial, bem como sua comercialização pela mesma e seus marketplaces parceiros – ciente de que nada será devido a mim, a título de participação em vendas ou lucros, em quaisquer formatos ou idiomas a que venha ser apresentada. Agradeço a cortesia da editora, em retribuição a meus direitos autorais sobre a obra, na forma de 2 (dois) exemplares do livro, entregue com frete grátis, em meu endereço, no território brasileiro. Agradeço, também, o desconto cortesia para autor de 35% sobre o valor da obra no site da editora – mediante cupom específico a ser informado – no caso de eu desejar comprar mais exemplares, futuramente.
Local, Data
Seu nome
Número de RG
Assinatura
ATENÇÃO À ÉTICA
Como já é de conhecimento público, temos muito cuidado com o conteúdo social de nossas obras, sendo contrários a qualquer forma de discriminação, seja étnico-racial, por nacionalidade, sexual, sociocultural, política, religiosa ou de gênero. Por isso, os textos além de um rigoroso olhar acadêmico-crítico, passarão por filtro ético, para assegurar um conteúdo de atemporal valor social, regido pelo respeito à pluralidade humano-social. Por conta disso, menções a nomes de governantes, políticos, partidos, canais de televisão ou figuras públicas não serão aceitas – sendo os autores solicitados a realizar ajustes para permanecer na publicação.
ENVIO DO ARTIGO
Encaminhar o artigo anexo, no email: novapraxiseditorial.livros@gmail.com
Informar no assunto: Artigo na obra TEMAS DE PSICOLOGIA
No corpo do e-mail: NOME COMPLETO, ENDEREÇO COM CEP no BRASIL, FONE/WHATSAPP, Informe do(s) título(s) do artigo(s) apresentado(s)
No anexo: o ARTIGO apresentado em word ou docx
OBSERVAÇÃO: No caso de artigos assinados por mais de um autor, apenas um (o principal) deverá encaminhar o e-mail, nesse caso contendo as declarações de todos os autores anexas, junto ao mesmo.
INVESTIMENTO
Aceita-se no máximo 4 (QUATRO) AUTORES por ARTIGO, devendo cada um assumir o pagamento de sua participação na obra, conforme os valores a seguir especificados:
Autor que escreve artigo individual = 329,90 (pode parcelar)
Autor que escreve artigo em par, trio ou quarteto = 329,90 (por autor. por parceria em cada artigo)
SITUAÇÃO ESPECIAL: Se JOÃO participar de dois artigos na obra, sendo que em um escreve sozinho e em outro, como parte de um trio, ele deverá acertar 329,90 reais pelo primeiro artigo e 280 reais pelo segundo artigo, recebendo 4 livros no total.
Esses valores poderão ser PARCELADOS até 8X SEM JUROS NO CARTÃO, MEDIANTE BOLETO ou PIX, À VISTA. O pagamento deverá ser feito dentro do prazo do cronograma, sendo essa condição a garantia de sua participação na obra. Apenas os participantes com trabalhos aprovados receberão as instruções de pagamento em seu e-mail.
RESULTADO
O resultado do presente edital está previsto para o dia 15 de outubro de 2025, após as 21h, no email dos participantes, com a listagem dos autores, junto aos textos selecionados. Não serão emitidas declarações relativas ao resultado dessa seleção. A lista divulgada (e, oportunamente, a publicação) será o comprovante documental. Apenas para os aprovados serão enviadas informações para pagamento de sua participação na obra.
CASOS OMISSOS
A editora gerenciará a resolução dos casos omissos.
A participação neste edital, pressupõe o conhecimento e aceite inconteste de suas regras, inclusive da avaliação realizada – não sendo devida qualquer justificativa ou parecer sobre a decisão proferida (seja ela de aprovação ou reprovação).
Compartilhe:

Chamada de Artigos até 23/10
Edital – Psicologia, Psicodrama e Sociodrama
APRESENTAÇÃO
A Psicologia, regulamentada no Brasil há pouco mais de 60 anos, tem se mostrado cada vez mais essencial para compreender e intervir nos diferentes âmbitos da vida em sociedade. A saúde mental atravessa os campos educacionais, profissionais, pessoais e coletivos, não como um luxo, mas como uma necessidade fundamental. Nesse cenário, torna-se cada vez mais importante ampliarmos nossas práticas em direção a modelos mais humanizados e efetivos.
O Psicodrama, nome popular da Socionomia, surgiu em 1921 com Jacob Levy Moreno e, posteriormente, foi aprofundado em parceria com Zerka Moreno. Desde o início, apresentou-se como uma abordagem inovadora para o trabalho com grupos, tendo como fundamentos a espontaneidade, a criatividade e a presentificação.
Essa prática se desdobra em duas vertentes: o Psicodrama, de caráter terapêutico, no qual um protagonista traz sua temática pessoal para ser explorada com a participação do grupo; e o Sociodrama, de natureza socioeducativa, que coloca em cena questões coletivas vivenciadas pelos membros do grupo.
Ao longo das décadas, o Psicodrama consolidou-se como um recurso potente para a promoção da saúde mental e o fortalecimento das relações coletivas. Atualmente, está presente em contextos clínicos, escolares, organizacionais e institucionais, ganhando cada vez mais relevância social.
Com esse espírito, lançamos este chamamento para a Coletânea de Artigos em Psicodrama e Sociodrama. O objetivo é reunir produções que explorem os métodos psicossociodramáticos em seus diferentes campos de aplicação, ampliando referências, compartilhando experiências e fortalecendo o diálogo entre teoria e prática.
Convidamos pesquisadoras(es), profissionais e estudantes a submeterem trabalhos que possam contribuir com reflexões, relatos de experiência e investigações sobre o uso do psicodrama e do sociodrama em contextos clínicos, educacionais, comunitários, organizacionais e institucionais.
Esta coletânea busca ser um espaço de encontro, diversidade e criação, somando vozes que reafirmam tanto o psicodrama como o sociodrama enquanto ferramentas diferenciadas, construtivas e transformadoras de promoção da saúde mental e transformação social. Traga seu conhecimento para essa obra!
CRONOGRAMA
-Entrega dos textos – até 23/10/2025
-Avaliação por pares – fluxo contínuo, recepcionando os artigos que chegam
-Resultado – no email cadastrado e no site até 21h de 27/10
-Pagamento (apenas para aprovados) – até 30/10
-Revisão, editoração e impressão – de até 5/12
-Entrega do livro aos autores por correio – no endereço informado (no Brasil)
FORMATAÇÃO DO TEXTO
Título (não exceder 15 palavras)
Resumo (máximo 12 linhas, espaço simples)
Palavras-chave (cinco)
Adotar divisões como INTRODUÇÃO, SUBTITULOS TEMÁTICOS, CONSIDERAÇÕES FINAIS e incluir ao final, as REFERÊNCIAS (máximo de 2 páginas – inclusas no computo total de número máximo de páginas – dando prioridade às obras citadas no texto)
N° Páginas: Mínimo: 08p e Máximo: 15p. Formatação: A4 – tabulação 2,5 em todas as margens
Fontes: Arial 12 para corpo de texto e Arial 14, maiúsculas e NEGRITO, para o título
Espaçamento interlinear e recuo de parágrafo: 1,5
Aceitam-se notas de rodapé – limitadas a 5 (máx) com 6 linhas no máximo cada uma.
Citações e referências conf . ABNT
O texto deverá ser entregue em WORD ou DOCX.
DECLARAÇÃO DE AUTORIA E CIÊNCIA DAS REGRAS DO EDITAL
Declaro que o(s) artigo(s) encaminhado(s) são de minha autoria, bem como que estou ciente e aceito inconteste as regras éticas, as condições e os prazos apresentados no edital da obra PSICOLOGIA, PSICODRAMA E SOCIODRAMA. Autorizo a publicação de meu(s) artigo(s), ora inscritos, caso sejam aprovados, por meio físico ou digital pela Nova Práxis Editorial, bem como sua comercialização pela mesma e seus marketplaces parceiros – ciente de que nada será devido a mim, a título de participação em vendas ou lucros, em quaisquer formatos ou idiomas a que venha ser apresentada. Agradeço a cortesia da editora, em retribuição a meus direitos autorais sobre a obra, na forma de 2 (dois) exemplares do livro, entregue com frete grátis, em meu endereço, no território brasileiro. Agradeço, também, o desconto cortesia para autor de 35% sobre o valor da obra no site da editora – mediante cupom específico a ser informado – no caso de eu desejar comprar mais exemplares, futuramente.
Local, Data
Seu nome
Número de RG
Assinatura
ATENÇÃO À ÉTICA
Como já é de conhecimento público, temos muito cuidado com o conteúdo social de nossas obras, sendo contrários a qualquer forma de discriminação, seja étnico-racial, por nacionalidade, sexual, sociocultural, política, religiosa ou de gênero. Por isso, os textos além de um rigoroso olhar acadêmico-crítico, passarão por filtro ético, para assegurar um conteúdo de atemporal valor social, regido pelo respeito à pluralidade humano-social. Por conta disso, menções a nomes de governantes, políticos, partidos, canais de televisão ou figuras públicas não serão aceitas – sendo os autores solicitados a realizar ajustes para permanecer na publicação.
ENVIO DO ARTIGO
Encaminhar o artigo anexo, no email: novapraxiseditorial.livros@gmail.com
Informar no assunto: Artigo na obra PSICOLOGIA, PSICODRAMA E SOCIODRAMA
No corpo do e-mail: NOME COMPLETO, ENDEREÇO COM CEP no BRASIL, FONE/WHATSAPP, Informe do(s) título(s) do artigo(s) apresentado(s)
No anexo: o ARTIGO apresentado em word ou docx
OBSERVAÇÃO: No caso de artigos assinados por mais de um autor, apenas um (o principal) deverá encaminhar o e-mail, nesse caso contendo as declarações de todos os autores anexas, junto ao mesmo.
INVESTIMENTO
Aceita-se no máximo 4 (QUATRO) AUTORES por ARTIGO, devendo cada um assumir o pagamento de sua participação na obra, conforme os valores a seguir especificados:
Autor que escreve artigo individual = 329,90 (pode parcelar)
Autor que escreve artigo em par, trio ou quarteto = 329,90 (por autor. por parceria em cada artigo)
SITUAÇÃO ESPECIAL: Se JOÃO participar de dois artigos na obra, sendo que em um escreve sozinho e em outro, como parte de uma dupla, trio ou quarteto, ele deverá acertar 329,90 reais pelo primeiro artigo e 280 reais pelo segundo artigo, recebendo 4 livros no total.
Esses valores poderão ser PARCELADOS até 8X SEM JUROS NO CARTÃO, MEDIANTE BOLETO ou PIX, À VISTA. O pagamento deverá ser feito dentro do prazo do cronograma, sendo essa condição a garantia de sua participação na obra. Apenas os participantes com trabalhos aprovados receberão as instruções de pagamento em seu e-mail.
RESULTADO
O resultado do presente edital está previsto para o dia 27 de outubro de 2025, após as 21h, no email dos participantes, com a listagem dos autores, junto aos textos selecionados. Não serão emitidas declarações relativas ao resultado dessa seleção. A lista divulgada (e, oportunamente, a publicação) será o comprovante documental. Apenas para os aprovados serão enviadas informações para pagamento de sua participação na obra.
CASOS OMISSOS
A editora gerenciará a resolução dos casos omissos.
A participação neste edital, pressupõe o conhecimento e aceite inconteste de suas regras, inclusive da avaliação realizada – não sendo devida qualquer justificativa ou parecer sobre a decisão proferida (seja ela de aprovação ou reprovação).
Compartilhe:



Chamada de Artigos até 11/11
Edital – Assédio Sexual
APRESENTAÇÃO
As mulheres são sujeitos de direito na lei, mas mesmo com o avanço legal e a qualificação das redes de proteção, seguem recorrentemente vítimas de violações diversas, dentre estas o assédio sexual.
Segundo a ANDES (2024) O Brasil registrou ao menos 78.463 casos de estupro ao longo de 2024, o que resultou em 214 vítimas por dia. Isso resulta em um cálculo horrendo: são cerca de nove vítimas de estupro por hora em 2024. Os dados não dão conta da totalidade dos casos, que são subnotificados devido ao contexto em que ocorrem – crivados de ameaças, segredos, intimidações e opressões que afastam a mulher da denúncia e, assim, adiam o rompimento com os abusos.
Ao contrário do que se pensa, raramente o agressor é figura estranha, desconhecida ou que fez a mulher de refém, na rua, aleatoriamente. No geral, o abusador é figura do convívio, no trabalho ou na família, que tem acesso à mulher e a mantém silenciada exatamente por conta dessa condição. Recentemente, o caso de Mazan, chocou a França e o mundo, ao revelar os estupros coletivos a que a esposa era submetida, sendo o próprio esposo o facilitador das agressões. Essa realidade fantasmagórica, não se situa em uma classe social, nem se localiza em grupos específicos de bairros, cidade, escolaridade ou nível de renda. O abuso se situa em uma atitude opressora, que se estabelece no poderio e na objetificação da mulher, fragilizando-a, física e emocionalmente.
O abuso, deixa um rastro de sofrimento, com marcas no corpo e na saúde mental, deteriorando a autoconfiança, a autoimagem de si, não raro levando a situações de automutilação e tentativas de suicídio. A sociedade e governos, por meio de legislações e qualificação da rede de atenção, prevenção e proteção da mulher, tem se mobilizado para conter e agir prontamente no acolhimento e proteção legal da mulher vítima de abuso sexual.
Mas ainda há muito a fazer para mudar essa dramática realidade. O presente edital intenciona trazer essa questão à visibilidade para somar esforços rumo ao seu enfrentamento.
Nesse sentido, convidamos a todos que atuam na questão da mulher vítima, sejam profissionais, autoridades ou ativistas representados nos diferentes fronts de sua defesa e proteção, na denúncia, na escuta especializada, no depoimento especial, no atendimento multiprofissional. Falar sobre como se deve atender essa mulher, quais os desafios que enfrenta e como podemos proteger as mulheres, está na nossa lente.
Que possamos registrar reflexões, análises, estudos e relatos de experiências – na forma de projetos sociais, atendimentos, iniciativas e boas práticas – que mudem destinos, que rompam com silenciamentos e libertem as mulheres dos segredos que as amotinam e do medo de seguir em frente.
EBOOK EM PORTUGUES, INGLÊS E ESPANHOL
Como sabem, inovar e compor projetos diferentes está no DNA de nossa editora. Por isso, atentos à relevância global do tema do livro, pensamos em apresentar uma obra com equivalente alcance. A ideia de lançar não um, mas três ebooks, nos idiomas português, ingles e espanhol – atende a esse interesse. Essa obra, portanto, não terá versão impressa. Receberemos textos nos três idiomas e os autores terão seus textos traduzidos nos idiomas complementares. Serão três ebooks e, consequentemente, três diferentes ISBNs. Ótimo para fechar o ano de 2025 com uma obra que vale por três e assim dar um upgrade em sua produção científica, não é mesmo?
CRONOGRAMA
-Entrega dos textos – até 11/11/2025
-Avaliação por pares – fluxo contínuo, recepcionando os artigos que chegam
-Resultado – no email cadastrado e no site até 21h de 15/11
-Pagamento (apenas para aprovados) – até 20/11
-Revisão e diagramação – até 21/12/2025
-Entrega dos três ebooks (três idiomas) aos autores no endereço eletrônico informado (arquivo com proteção DRM)
FORMATAÇÃO DO TEXTO
Título (não exceder 15 palavras)
Resumo (máximo 12 linhas, espaço simples)
Palavras-chave (cinco)
Adotar divisões como INTRODUÇÃO, SUBTITULOS TEMÁTICOS, CONSIDERAÇÕES FINAIS e incluir ao final, as REFERÊNCIAS (máximo de 2 páginas – inclusas no computo total de número máximo de páginas – dando prioridade às obras citadas no texto)
N° Páginas: Mínimo: 08p e Máximo: 15p. Formatação: A4 – tabulação 2,5 em todas as margens
Fontes: Arial 12 para corpo de texto e Arial 14, maiúsculas e NEGRITO, para o título
Espaçamento interlinear e recuo de parágrafo: 1,5
Aceitam-se notas de rodapé – limitadas a 5 (máx) com 6 linhas no máximo cada uma.
Citações e referências conf . ABNT
O texto deverá ser entregue em WORD ou DOCX.
DECLARAÇÃO DE AUTORIA E CIÊNCIA DAS REGRAS DO EDITAL
Declaro que o(s) artigo(s) encaminhado(s) são de minha autoria, bem como que estou ciente e aceito inconteste as regras éticas, as condições e os prazos apresentados no edital da obra ASSÉDIO SEXUAL. Autorizo a publicação de meu(s) artigo(s), ora inscritos, caso sejam aprovados, por meio físico ou digital pela Nova Práxis Editorial, bem como sua comercialização pela mesma e seus marketplaces parceiros – ciente de que nada será devido a mim, a título de participação em vendas ou lucros, em quaisquer formatos ou idiomas a que venha ser apresentada. Agradeço, também, o desconto cortesia de 35% sobre o valor da obra no site da editora – mediante cupom específico a ser informado – o qual poderei socializar com meus amigos e minha rede de contato.
Local, Data
Seu nome
Número de RG
Assinatura
ATENÇÃO À ÉTICA
Como já é de conhecimento público, temos muito cuidado com o conteúdo social de nossas obras, sendo contrários a qualquer forma de discriminação, seja étnico-racial, por nacionalidade, sexual, sociocultural, política, religiosa ou de gênero. Por isso, os textos além de um rigoroso olhar acadêmico-crítico, passarão por filtro ético, para assegurar um conteúdo de atemporal valor social, regido pelo respeito à pluralidade humano-social. Por conta disso, menções a nomes de governantes, políticos, partidos, canais de televisão ou figuras públicas não serão aceitas – sendo os autores solicitados a realizar ajustes para permanecer na publicação.
ENVIO DO ARTIGO
Encaminhar o artigo anexo, no email: novapraxiseditorial.livros@gmail.com
Informar no assunto: Artigo na obra ASSÉDIO SEXUAL
No corpo do e-mail: NOME COMPLETO, EMAIL PREFERENCIAL, FONE/WHATSAPP, Informe do(s) título(s) do artigo(s) apresentado(s)
No anexo: o ARTIGO apresentado em word ou docx
OBSERVAÇÃO: No caso de artigos assinados por mais de um autor, apenas um (o principal) deverá encaminhar o e-mail, nesse caso contendo as declarações de todos os autores anexas, junto ao mesmo.
INVESTIMENTO
Aceita-se no máximo 4 (QUATRO) AUTORES por ARTIGO, devendo cada um assumir o pagamento de sua participação na obra, conforme os valores a seguir especificados:
Autor que escreve artigo individual = 329,90 (pode parcelar)
Autor que escreve artigo em par, trio ou quarteto = 329,90 (por autor. por parceria em cada artigo)
SITUAÇÃO ESPECIAL: Se JOÃO participar de dois artigos na obra, sendo que em um escreve sozinho e em outro, como parte de um trio, ele deverá acertar 329,90 reais pelo primeiro artigo e 280 reais pelo segundo artigo, recebendo 4 livros no total.
O pagamento deverá ser feito dentro do prazo do cronograma, sendo essa condição a garantia de sua participação na obra. Apenas os participantes com trabalhos aprovados receberão as instruções de pagamento em seu e-mail.
RESULTADO
O resultado do presente edital está previsto para o dia 15 de novembro de 2025, após as 21h, no email dos participantes, com a listagem dos autores, junto aos textos selecionados. Não serão emitidas declarações relativas ao resultado dessa seleção. A lista divulgada (e, oportunamente, a publicação) será o comprovante documental. Apenas para os aprovados serão enviadas informações para pagamento de sua participação na obra.
CASOS OMISSOS
A editora gerenciará a resolução dos casos omissos.
A participação neste edital, pressupõe o conhecimento e aceite inconteste de suas regras, inclusive da avaliação realizada – não sendo devida qualquer justificativa ou parecer sobre a decisão proferida (seja ela de aprovação ou reprovação).
Compartilhe:

Chamada de Artigos até 5/11
Edital – Práticas Educativas em Meio Ambiente e Diversidade Cultural
ORGANIZAÇÃO:
Sarita Amaro, Marta Furlan e Eduardo Augusto Farias
APRESENTAÇÃO
As práticas educativas em meio ambiente e diversidade cultural são fundamentais para promover uma conscientização ecológica, humanizada e inclusiva na sociedade. Pode-se dizer, sem romantizar que educar sobre o meio ambiente envolve não apenas o conhecimento sobre ecossistemas e a importância da conservação, mas também a compreensão e fortalecimento da conexão original entre os seres humanos e natureza. E todos sabemos como a Mãe Natureza tem respondido ao comportamento poluente dos rios, ao desmatamento e a queimadas das florestas, em atenção aos interesses capitalistas. Cuidar do que temos, da qualidade do ar, da potabilidade da água, do respeito ao território dos povos originários – guardiões das matas e das florestas que concedem oxigênio ao mundo – deveria ser prioridade tanto para governos, como para indivíduos. Mas sabemos que nem sempre é assim que ocorre. Contudo, na contramarcha desse processo, há experiências incríveis, criativas, empoderadas e dissidentes que defendem a vida, reciclam, recriam e criam alternativas ecológicas, no espaço local das comunidades, e nas escolas e espaços de organizações sociais comprometidas com a defesa do meio ambiente. Estas práticas educativas são frutíferas, impactam em curto e médio prazo todos a sua volta. E exatamente por isso merecem ser conhecidas. Alguns exemplos são hortas escolares ou comunitárias, o aproveitamento de material reciclado para criação de peças decorativas e/ou artesanato e experiências sustentáveis a partir dos saberes de comunidades tradicionais, indígenas e quilombolas. O convite à revisão de hábitos e culturas, voltadas ao reconhecimento e a valorização de diferentes perspectivas culturais sobre a natureza e os recursos naturais, bem como a aprendizagem de práticas sustentáveis que promovem a harmonia com o meio ambiente estão na lente dessa publicação. Além disso, espera-se que os artigos apresentados recuperem o nexo entre a abordagem educacional e o respeito a diversidade étnico-cultural, aproximando culturas diversas, promovendo um diálogo intercultural, que enriquece o aprendizado e fomenta soluções inovadoras para os desafios ambientais contemporâneos. Temas como direito ambiental, questões sociais relativas à propriedade territorial e lutas nesse campo, também são bem vindas na obra. A produção terá formato impresso, em português, e digital (ebook) em inglês. Espera-se, com isso, ampliar o alcance da obra, levando as ideias aqui contidas a vários continentes, para inspirar mudanças de rumos e rotas, beneficiando a todos nós. Serão aceitos trabalhos submetidos por estudantes de Graduação e Pós-Graduação, docentes da Educação Básica, do Ensino Superior e demais profissionais, seja da educação, seja atuantes em organizações sociais que desenvolvem projetos sociais com foco na educação ambiental ou na promoção da diversidade cultural.
EIXOS TEMÁTICOS DOS TRABALHOS
- Educação e Infância: Trabalhos que discutem práticas pedagógicas, experiências sensíveis, saberes e fazeres docentes na educação com crianças no cotidiano da Educação Infantil.
- Educação Básica e Práticas Pedagógicas em Educação Ambiental e Consciência Ecológica: Relatos, pesquisas e ações que abordem a educação e o trabalho pedagógico docente envolvendo teoria e prática nas escolas de Ensino Fundamental e Médio, em diálogo com a formação humana, ecológica e ambiental das crianças, adolescentes e jovens.
- Formação de Professores e Educação Crítica: Reflexões, Análises e Relatos e sobre a formação inicial e continuada docente e o contexto de seus desafios, tendo em vista a construção de uma consciência transformadora e emancipatória do ensino, transversalizando ética, compromisso social, ensino, educação, proteção ambiental e promoção social e humana.
- Acessibilidade, Direito à Educação, Educação Inclusiva, Promoção da Diversidade, Justiça e Direitos Humanos: análises, experiências, reflexões, vivências e práticas voltadas à inclusão de pessoas com deficiência, dos povos originários e comunidades quilombolas, ribeirinhas e rurais, bem como grupos historicamente marginalizados, considerando suas necessidades sociais e educacionais, seus direitos e enfrentamentos em busca da equidade étnico, social e cultural, do acesso à educação, do respeito à sua cultura e produção criativo/criadora de processos que valorizem a diversidade cultural nas escolas, nos espaços comunitários, nos territórios indígenas, negros ou rurais.
- Linguagens, Saberes e Culturas na Educação: Abordagens que integrem arte, literatura, música, tecnologias, oralidades e outras linguagens como mediação para práticas pedagógicas mais humanizadoras e éticas. Também, estudos interdisciplinares que sobre os fundamentos históricos, filosóficos e éticos da educação.
- Educação Ambiental e Ação Educativa Crítica na Natureza: Pesquisas e experiências que discutam políticas educacionais, ambientais, decoloniais e comunitárias no enfrentamento das desigualdades e da crise ecológica. Práticas de gestão democrática, planejamento pedagógico de ensino em escolas, universidades e outros espaços formativos.
CRONOGRAMA
-Entrega dos textos – até 5/11/2025
-Avaliação por pares e resultados no email cadastrado – fluxo contínuo, recepcionando os artigos que chegam
-Pagamento (apenas para aprovados) – até as 22h de 10/11
-Diagramação e impressão – até 21/12/2025
-Entrega do ebook aos autores no endereço eletrônico informado – até 27/12/2025
-Entrega do exemplar do livro impresso aos autores no endereço físico informado (dentro do país) – despacho via correios até 28/12/2025
PREPARAÇÃO DO TEXTO
- O texto deverá contemplar relatos/ resultados de pesquisas, análises teóricas e/ou experiências dos autores, tendo por indicativo os seguintes eixos temáticos (conferir a seguir).
- Serão admitidos até 04 (quatro) co-autores, sendo o primeiro nome, o responsável por encaminhar o trabalho no email da editora: livros@gmail.com
- O trabalho deverá ser entregue no anexo do email em formato WORD, DOC ou .DOCX.
- Os trabalhos devem estar em concordância com a lei n° 10695 de 1º de julho 2003 (contra o plágio).
- O texto, especialmente as referências, citações e notas de rodapé deverão estar de acordo com as normas da ABNT – NBR-6023: 2002.
FORMATAÇÃO DO TEXTO
- Tamanho do texto: No máximo 29.000 caracteres com espaço (entre 4 e 10 páginas), considerando texto, tabelas, quadros, gráficos e/ou figuras, INCLUINDO as referências.
- O espaçamento entre linhas 1,5; fonte Arial; tamanho 12.
- O trabalho deve ter a seguinte estrutura: Título, Nome do(s) Autor(es), Breve currículo (até 3 linhas mencionando Formação principal em graduação e Pós graduação, Vinculação Institucional (opcional), Cargo (opcional), E-mail), Resumo (5 linhas), Palavras-chave (3 a 5), Introdução, Metodologia, Resultados e Discussão, Conclusões, Agradecimentos (opcional) e Referências.
ENVIO DO ARTIGO
Encaminhar o artigo anexo, no email: novapraxiseditorial.livros@gmail.com
Informar no assunto: Artigo na obra PRÁTICAS EDUCATIVAS
No corpo do e-mail: NOME COMPLETO, EMAIL PREFERENCIAL, FONE/WHATSAPP, Informe do(s) título(s) do artigo(s) apresentado(s)
No anexo: o ARTIGO apresentado em word, doc ou docx
OBSERVAÇÃO 1: No caso de artigos assinados por mais de um autor, apenas um (o principal) deverá encaminhar o e-mail, nesse caso contendo as declarações de todos os autores anexas, junto ao mesmo.
OBSERVAÇÃO 2: É responsabilidade de cada autor conferir a grafia do email endereçado, bem como se o envio teve êxito, checando na caixa de saída e rascunho de sua pasta de e-mails. A editora e os organizadores não considerarão textos entregues fora do prazo ou que ficaram extraviados por questões tecnológicas.
DECLARAÇÃO DE AUTORIA E CIÊNCIA DAS REGRAS DO EDITAL
Participar do edital, implica na ciência e concordância inconteste de suas regras. Mas, após a aprovação do trabalho, será exigido uma declaração de autoria, devendo ser entregue no email da editora o seguinte texto – individual por autor ou assinado coletivamente, no caso de artigos escritos em grupo de até 4 autores.
Declaro que o(s) artigo(s) encaminhado(s) são de minha autoria, bem como que estou ciente e aceito inconteste as regras éticas, as condições e os prazos apresentados no edital da obra PRÁTICAS EDUCATIVAS EM MEIO AMBIENTE E DIVERSIDADE CULTURAL Autorizo a publicação de meu(s) artigo(s), ora inscritos, caso sejam aprovados, por meio físico ou digital pela Nova Práxis Editorial, bem como sua comercialização pela mesma e seus marketplaces parceiros – ciente de que nada será devido a mim, a título de participação em vendas ou lucros, em quaisquer formatos ou idiomas a que venha ser apresentada. Agradeço, também, o desconto cortesia de 35% sobre o valor da obra no site da editora – mediante cupom específico a ser informado – o qual poderei socializar com meus amigos e minha rede de contato.
Local, Data
Seu nome
Número de RG
Assinatura
ATENÇÃO À ÉTICA
Como já é de conhecimento público, temos muito cuidado com o conteúdo social de nossas obras, sendo contrários a qualquer forma de discriminação, seja étnico-racial, por nacionalidade, sexual, sociocultural, política, religiosa ou de gênero. Por isso, os textos além de um rigoroso olhar acadêmico-crítico, passarão por filtro ético, para assegurar um conteúdo de atemporal valor social, regido pelo respeito à pluralidade humano-social. Por conta disso, menções a nomes de governantes, políticos, partidos, canais de televisão ou figuras públicas não serão aceitas – sendo os autores solicitados a realizar ajustes para permanecer na publicação.
AVALIAÇÃO
Os organizadores contarão com uma comissão avaliadora, designada para tal, a qual seguirá os seguintes quesitos:
- Respeito a legislação indicada, referente a antiplágio e autoria do trabalho – sendo desclassificados textos escritos por IA.
- Correlação com o tema do evento e algum dos eixos temáticos
- Organização e formatação textual conforme as orientações das regras informadas
- Coerência argumentativa interna
- Conteúdo crítico, baseado em estudos e análises – com citação de fontes
- Texto bem apresentado e formatado, com referências organizadas ao final do artigo em ABNT e alinhadas em ordem alfabética
A avaliação ocorrerá em fluxo contínuo e da mesma forma serão informados os autores, no email cadastrado, sobre o aceite de seu trabalho ou ajustes a providenciar, caso seja considerado necessário.
INVESTIMENTO
Aceita-se no máximo 4 (QUATRO) AUTORES por ARTIGO, devendo cada um assumir o pagamento de sua participação na obra, conforme os valores a seguir especificados:
Autor que escreve artigo individual = 280,00
Autor que escreve artigo em par, trio ou quarteto = 280,00 (por autor. por parceria em cada artigo)
SITUAÇÃO ESPECIAL: Se JOÃO participar de dois artigos na obra, sendo que em um escreve sozinho e em outro, como parte de um trio, ele deverá acertar 280 reais pelo primeiro artigo e 280 reais pelo segundo artigo, recebendo 2 livros no total.
COMPROVAÇÃO DO ACEITE
Entende-se que o email informando o aceite, em si, já registra a aprovação do trabalho. Ainda assim, reconhecendo que possa ocorrer algum processo seletivo ou prova de títulos que requisite um documento formal, considera-se, excepcionalmente, providenciar Carta de Aceite dos trabalhos aprovados. Recomendamos, contudo, que esta solicitação seja formalizada no email da editora novapraxiseditorial.livros@gmail.com, com um mínimo de 10 dias de antecedência.
CASOS OMISSOS
A editora gerenciará a resolução dos casos omissos.
A participação neste edital, pressupõe o conhecimento e aceite inconteste de suas regras, inclusive da avaliação realizada – não sendo devida qualquer justificativa ou parecer sobre a decisão proferida (seja ela de aprovação ou reprovação).