Edital – Práticas Educativas em Meio Ambiente e Diversidade Cultural

Chamada de Artigos até 5/11
Edital – Práticas Educativas em Meio Ambiente e Diversidade Cultural
ORGANIZAÇÃO:
Sarita Amaro, Marta Furlan e Eduardo Augusto Farias
APRESENTAÇÃO
As práticas educativas em meio ambiente e diversidade cultural são fundamentais para promover uma conscientização ecológica, humanizada e inclusiva na sociedade. Pode-se dizer, sem romantizar que educar sobre o meio ambiente envolve não apenas o conhecimento sobre ecossistemas e a importância da conservação, mas também a compreensão e fortalecimento da conexão original entre os seres humanos e natureza. E todos sabemos como a Mãe Natureza tem respondido ao comportamento poluente dos rios, ao desmatamento e a queimadas das florestas, em atenção aos interesses capitalistas. Cuidar do que temos, da qualidade do ar, da potabilidade da água, do respeito ao território dos povos originários – guardiões das matas e das florestas que concedem oxigênio ao mundo – deveria ser prioridade tanto para governos, como para indivíduos. Mas sabemos que nem sempre é assim que ocorre. Contudo, na contramarcha desse processo, há experiências incríveis, criativas, empoderadas e dissidentes que defendem a vida, reciclam, recriam e criam alternativas ecológicas, no espaço local das comunidades, e nas escolas e espaços de organizações sociais comprometidas com a defesa do meio ambiente. Estas práticas educativas são frutíferas, impactam em curto e médio prazo todos a sua volta. E exatamente por isso merecem ser conhecidas. Alguns exemplos são hortas escolares ou comunitárias, o aproveitamento de material reciclado para criação de peças decorativas e/ou artesanato e experiências sustentáveis a partir dos saberes de comunidades tradicionais, indígenas e quilombolas. O convite à revisão de hábitos e culturas, voltadas ao reconhecimento e a valorização de diferentes perspectivas culturais sobre a natureza e os recursos naturais, bem como a aprendizagem de práticas sustentáveis que promovem a harmonia com o meio ambiente estão na lente dessa publicação. Além disso, espera-se que os artigos apresentados recuperem o nexo entre a abordagem educacional e o respeito a diversidade étnico-cultural, aproximando culturas diversas, promovendo um diálogo intercultural, que enriquece o aprendizado e fomenta soluções inovadoras para os desafios ambientais contemporâneos. Temas como direito ambiental, questões sociais relativas à propriedade territorial e lutas nesse campo, também são bem vindas na obra. A produção terá formato impresso, em português, e digital (ebook) em inglês. Espera-se, com isso, ampliar o alcance da obra, levando as ideias aqui contidas a vários continentes, para inspirar mudanças de rumos e rotas, beneficiando a todos nós. Serão aceitos trabalhos submetidos por estudantes de Graduação e Pós-Graduação, docentes da Educação Básica, do Ensino Superior e demais profissionais, seja da educação, seja atuantes em organizações sociais que desenvolvem projetos sociais com foco na educação ambiental ou na promoção da diversidade cultural.
EIXOS TEMÁTICOS DOS TRABALHOS
- Educação e Infância: Trabalhos que discutem práticas pedagógicas, experiências sensíveis, saberes e fazeres docentes na educação com crianças no cotidiano da Educação Infantil.
- Educação Básica e Práticas Pedagógicas em Educação Ambiental e Consciência Ecológica: Relatos, pesquisas e ações que abordem a educação e o trabalho pedagógico docente envolvendo teoria e prática nas escolas de Ensino Fundamental e Médio, em diálogo com a formação humana, ecológica e ambiental das crianças, adolescentes e jovens.
- Formação de Professores e Educação Crítica: Reflexões, Análises e Relatos e sobre a formação inicial e continuada docente e o contexto de seus desafios, tendo em vista a construção de uma consciência transformadora e emancipatória do ensino, transversalizando ética, compromisso social, ensino, educação, proteção ambiental e promoção social e humana.
- Acessibilidade, Direito à Educação, Educação Inclusiva, Promoção da Diversidade, Justiça e Direitos Humanos: análises, experiências, reflexões, vivências e práticas voltadas à inclusão de pessoas com deficiência, dos povos originários e comunidades quilombolas, ribeirinhas e rurais, bem como grupos historicamente marginalizados, considerando suas necessidades sociais e educacionais, seus direitos e enfrentamentos em busca da equidade étnico, social e cultural, do acesso à educação, do respeito à sua cultura e produção criativo/criadora de processos que valorizem a diversidade cultural nas escolas, nos espaços comunitários, nos territórios indígenas, negros ou rurais.
- Linguagens, Saberes e Culturas na Educação: Abordagens que integrem arte, literatura, música, tecnologias, oralidades e outras linguagens como mediação para práticas pedagógicas mais humanizadoras e éticas. Também, estudos interdisciplinares que sobre os fundamentos históricos, filosóficos e éticos da educação.
- Educação Ambiental e Ação Educativa Crítica na Natureza: Pesquisas e experiências que discutam políticas educacionais, ambientais, decoloniais e comunitárias no enfrentamento das desigualdades e da crise ecológica. Práticas de gestão democrática, planejamento pedagógico de ensino em escolas, universidades e outros espaços formativos.
CRONOGRAMA
-Entrega dos textos – até 5/11/2025
-Avaliação por pares e resultados no email cadastrado – fluxo contínuo, recepcionando os artigos que chegam
-Pagamento (apenas para aprovados) – até as 22h de 10/11
-Diagramação e impressão – até 21/12/2025
-Entrega do ebook aos autores no endereço eletrônico informado – até 27/12/2025
-Entrega do exemplar do livro impresso aos autores no endereço físico informado (dentro do país) – despacho via correios até 28/12/2025
PREPARAÇÃO DO TEXTO
- O texto deverá contemplar relatos/ resultados de pesquisas, análises teóricas e/ou experiências dos autores, tendo por indicativo os seguintes eixos temáticos (conferir a seguir).
- Serão admitidos até 04 (quatro) co-autores, sendo o primeiro nome, o responsável por encaminhar o trabalho no email da editora: livros@gmail.com
- O trabalho deverá ser entregue no anexo do email em formato WORD, DOC ou .DOCX.
- Os trabalhos devem estar em concordância com a lei n° 10695 de 1º de julho 2003 (contra o plágio).
- O texto, especialmente as referências, citações e notas de rodapé deverão estar de acordo com as normas da ABNT – NBR-6023: 2002.
FORMATAÇÃO DO TEXTO
- Tamanho do texto: No máximo 29.000 caracteres com espaço (entre 4 e 10 páginas), considerando texto, tabelas, quadros, gráficos e/ou figuras, INCLUINDO as referências.
- O espaçamento entre linhas 1,5; fonte Arial; tamanho 12.
- O trabalho deve ter a seguinte estrutura: Título, Nome do(s) Autor(es), Breve currículo (até 3 linhas mencionando Formação principal em graduação e Pós graduação, Vinculação Institucional (opcional), Cargo (opcional), E-mail), Resumo (5 linhas), Palavras-chave (3 a 5), Introdução, Metodologia, Resultados e Discussão, Conclusões, Agradecimentos (opcional) e Referências.
ENVIO DO ARTIGO
Encaminhar o artigo anexo, no email: novapraxiseditorial.livros@gmail.com
Informar no assunto: Artigo na obra PRÁTICAS EDUCATIVAS
No corpo do e-mail: NOME COMPLETO, EMAIL PREFERENCIAL, FONE/WHATSAPP, Informe do(s) título(s) do artigo(s) apresentado(s)
No anexo: o ARTIGO apresentado em word, doc ou docx
OBSERVAÇÃO 1: No caso de artigos assinados por mais de um autor, apenas um (o principal) deverá encaminhar o e-mail, nesse caso contendo as declarações de todos os autores anexas, junto ao mesmo.
OBSERVAÇÃO 2: É responsabilidade de cada autor conferir a grafia do email endereçado, bem como se o envio teve êxito, checando na caixa de saída e rascunho de sua pasta de e-mails. A editora e os organizadores não considerarão textos entregues fora do prazo ou que ficaram extraviados por questões tecnológicas.
DECLARAÇÃO DE AUTORIA E CIÊNCIA DAS REGRAS DO EDITAL
Participar do edital, implica na ciência e concordância inconteste de suas regras. Mas, após a aprovação do trabalho, será exigido uma declaração de autoria, devendo ser entregue no email da editora o seguinte texto – individual por autor ou assinado coletivamente, no caso de artigos escritos em grupo de até 4 autores.
Declaro que o(s) artigo(s) encaminhado(s) são de minha autoria, bem como que estou ciente e aceito inconteste as regras éticas, as condições e os prazos apresentados no edital da obra PRÁTICAS EDUCATIVAS EM MEIO AMBIENTE E DIVERSIDADE CULTURAL Autorizo a publicação de meu(s) artigo(s), ora inscritos, caso sejam aprovados, por meio físico ou digital pela Nova Práxis Editorial, bem como sua comercialização pela mesma e seus marketplaces parceiros – ciente de que nada será devido a mim, a título de participação em vendas ou lucros, em quaisquer formatos ou idiomas a que venha ser apresentada. Agradeço, também, o desconto cortesia de 35% sobre o valor da obra no site da editora – mediante cupom específico a ser informado – o qual poderei socializar com meus amigos e minha rede de contato.
Local, Data
Seu nome
Número de RG
Assinatura
ATENÇÃO À ÉTICA
Como já é de conhecimento público, temos muito cuidado com o conteúdo social de nossas obras, sendo contrários a qualquer forma de discriminação, seja étnico-racial, por nacionalidade, sexual, sociocultural, política, religiosa ou de gênero. Por isso, os textos além de um rigoroso olhar acadêmico-crítico, passarão por filtro ético, para assegurar um conteúdo de atemporal valor social, regido pelo respeito à pluralidade humano-social. Por conta disso, menções a nomes de governantes, políticos, partidos, canais de televisão ou figuras públicas não serão aceitas – sendo os autores solicitados a realizar ajustes para permanecer na publicação.
AVALIAÇÃO
Os organizadores contarão com uma comissão avaliadora, designada para tal, a qual seguirá os seguintes quesitos:
- Respeito a legislação indicada, referente a antiplágio e autoria do trabalho – sendo desclassificados textos escritos por IA.
- Correlação com o tema do evento e algum dos eixos temáticos
- Organização e formatação textual conforme as orientações das regras informadas
- Coerência argumentativa interna
- Conteúdo crítico, baseado em estudos e análises – com citação de fontes
- Texto bem apresentado e formatado, com referências organizadas ao final do artigo em ABNT e alinhadas em ordem alfabética
A avaliação ocorrerá em fluxo contínuo e da mesma forma serão informados os autores, no email cadastrado, sobre o aceite de seu trabalho ou ajustes a providenciar, caso seja considerado necessário.
INVESTIMENTO
Aceita-se no máximo 4 (QUATRO) AUTORES por ARTIGO, devendo cada um assumir o pagamento de sua participação na obra, conforme os valores a seguir especificados:
Autor que escreve artigo individual = 280,00
Autor que escreve artigo em par, trio ou quarteto = 280,00 (por autor. por parceria em cada artigo)
SITUAÇÃO ESPECIAL: Se JOÃO participar de dois artigos na obra, sendo que em um escreve sozinho e em outro, como parte de um trio, ele deverá acertar 280 reais pelo primeiro artigo e 280 reais pelo segundo artigo, recebendo 2 livros no total.
COMPROVAÇÃO DO ACEITE
Entende-se que o email informando o aceite, em si, já registra a aprovação do trabalho. Ainda assim, reconhecendo que possa ocorrer algum processo seletivo ou prova de títulos que requisite um documento formal, considera-se, excepcionalmente, providenciar Carta de Aceite dos trabalhos aprovados. Recomendamos, contudo, que esta solicitação seja formalizada no email da editora novapraxiseditorial.livros@gmail.com, com um mínimo de 10 dias de antecedência.
CASOS OMISSOS
A editora gerenciará a resolução dos casos omissos.
A participação neste edital, pressupõe o conhecimento e aceite inconteste de suas regras, inclusive da avaliação realizada – não sendo devida qualquer justificativa ou parecer sobre a decisão proferida (seja ela de aprovação ou reprovação).